quinta-feira, 8 de novembro de 2012

MEIO AMBIENTE E OS PRINCÍPIOS GERAIS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL


Nos últimos anos, as questões ambientais têm adquirido uma grande importância em nossa sociedade. Devido às mudanças que o mundo vem sofrendo, aumentam-se cada vez mais as buscas para os problemas sociais.
 A educação ambiental surge no tempo atual como ferramenta para auxiliar o processo de educação geral do homem contemporâneo, para que ele possa compreender melhor a relação com seus semelhantes e com o meio ambiente de vida (Magalhães, 1992; CINEA, 1991).
Preservar o meio ambiente é muito importante para que possamos ter um planeta saudável e rico em recursos naturais no futuro. Se todos fizerem um pouquinho, podemos contribuir para um mundo melhor. Essas atitudes iniciam-se em casa, onde bastam alguns cuidados básicos como:
● desligar a água enquanto faz a escovação, ensaboa pratos, copos, talheres e panelas.
● evitar banhos demorados.
● desligar as luzes ao sair de algum cômodo.
● utilizar o ar condicionado com moderação.
● dedicar dias da semana para lavar e passar roupas, evitando assim o uso vários consumos.
● separar os lixos corretamente para a coleta seletiva.
Já nas escolas, a educação ambiental como prática educativa deve ser definida como sendo elemento integrado dos sistemas educativos de que dispõe a sociedade. Para tanto, deverá não só transmitir conhecimentos, mas também desenvolver habilidades e atitudes que permitam que os homens atuem efetivamente no processo de manutenção do equilíbrio ambiental, de modo a garantir uma qualidade de vida mais condizente com as necessidades. Segundo KRASILCHICK (1986), a educação ambiental não é a solução mágica para os problemas ambientais (...), é um processo contínuo de aprendizagem de conhecimento e exercício da cidadania, capacitando o indivíduo para uma visão crítica da realidade e uma atuação consciente no espaço social.
Considerando a Educação Ambiental um processo contínuo e cíclico, o método utilizado pelo Programa de Educação Ambiental para desenvolver os projetos e os cursos  de capacitação de professores conjuga os princípios gerais básicos da Educação Ambiental (Smith, apud Sato, 1995).


Princípios gerais da Educação Ambiental:

● Sensibilização: processo de alerta, é o primeiro passo para alcançar o pensamento sistêmico;
● Compreensão: conhecimento dos componentes e dos mecanismos que regem os sistemas naturais;
● Responsabilidade: reconhecimento do ser humano como principal protagonista;
● Competência: capacidade de avaliar e agir efetivamente no sistema;
● Cidadania: participar ativamente e resgatar direitos e promover uma nova ética capaz de conciliar o ambiente e a sociedade.
A conscientização sobre a necessidade de conservação e defesa do meio ambiente para presentes e futuras gerações é incontestáveis e a importância de começar a educação ambiental na infância é inquestionável. Todas as escolas precisam elaborar projetos que mudem o comportamento de um maior número possível de estudantes e torná-los agentes da defesa do meio ambiente ecologicamente equilibrado e saudável. E a educação ambiental inserida nas atividades escolares, tornará foco principal de toda e qualquer atividade. O grande desafio é desafiar os alunos para despertar o desejo de aprender e consequentemente mudar alguns hábitos.
      

sexta-feira, 2 de novembro de 2012




COMO FAZER UM RELATÓRIO CIENTÍFICO

Um relatório científico serve para comunicar os resultados finais de um trabalho laboratorial de investigação, de estudo, de pesquisa, etc.
Deverá ser um relato completo que possa permitir a qualquer pessoa que o leia adquirir uma visão global do estudo efetuada, fornecendo de modo objetivo a informação mais relevante.

COMO ELABORAR UM RELATÓRIO CIENTÍFICO

A APRESENTAÇÃO

O aspecto geral e qualidade gráfica do relatório têm importância. Por isso deve evitar-se rasurar, riscar ou utilizar correto. Apertar a letra, diminuir o espaço entre linhas, ocupar as margens, e utilizar vários tipos de letra, tornará a leitura difícil e a apresentação pouco atraente.
É importante deixar-se sempre margens interiores (esquerdas) e superiores com, aproximadamente, três centímetros e margens exteriores (direitas) e inferiores com, aproximadamente, dois centímetros.
O relatório deve ter uma capa. Se for pequeno, pode dispensar uma encadernação.
A capa não deve ser enfeitada ou embelezada.

Deve conter a informação seguinte pela ordem indicada:

1º - nome da instituição onde a investigação foi realizada,

2º - título do trabalho, (destacado com letra maior ou sublinhado),

3º - nome do(s) autor (es) e identificação do(s) mesmo(s),

4º - âmbito de realização o trabalho (disciplina, projeto, etc.),

5º - local e data.

O título deve dar uma indicação clara do assunto tratado explicitando o problema resolvido. Na maioria das vezes pode utilizar-se o título do protocolo experimental.

A linguagem deve ser cuidada e cientificamente correta. A escrita de símbolos e fórmulas químicas, bem como de unidades e grandezas, obedecem a regras e normas que devem ser respeitadas. No discurso utilizado pode optar-se por um estilo impessoal, plural ou narrativo. A utilização do tempo verbal passado justifica-se por se estar a relatar acontecimentos já ocorridos.

A ESTRUTURA DO RELATÓRIO

Pode optar-se por uma estrutura que inclua: Resumo, 1-Objetivo, 2-Introdução, 3-Procedimento Experimental, 4-Resultados e 5-Conclusão e Crítica dos Resultados. Estas diferentes partes do relatório são identificadas com subtítulos.
O Relatório de trabalho científico deverá ainda obrigatoriamente incluir a bibliografia que foi utilizada. Poderá ainda ter anexos e/ou apêndices.

RESUMO
Deverá conter de forma sucinta as questões ou informações mais importantes referidas no relatório, ou seja, explicará a finalidade do trabalho, descreverá o método utilizado apresentará os principais resultados, conclusões.
Esta parte do relatório só deve ser feita no final, pois só nessa altura é possível ter a visão global de todo o relatório, embora esteja localizado logo no início do relatório.

1- OBJETIVO
Deverá indicar de modo claro e breve quais são os objectivos do trabalho, ou seja, qual é o problema a ser resolvido.


2- INTRODUÇÃO
A introdução deve apresentar o tema geral do trabalho experimental, ou seja, as suas premissas teóricas. Pode indicar alguma informação acerca do tema em estudo, nomeadamente, parâmetros com as quais se pretende comparar os resultados obtidos e as previsões, ou seja, os resultados que se esperam obter. A maior parte das vezes 3 ou 4 parágrafos, bem escritos e fundamentados em bibliografia adequada, são suficientes para introduzir o assunto a tratar.

3- PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Salvo indicação contrária, não é necessário indicar a lista de material utilizado no trabalho uma vez que esta já existe na planificação do trabalho experimental (protocolo). No entanto, se o método se basear na utilização de um determinado aparelho - método Instrumental - deve indicar-se o tipo de aparelho utilizado ou a marca/modelo, bem como as suas características técnicas mais importantes (alcance, tolerância, etc.). Se foi necessária uma montagem de equipamentos, deve apresentar-se um desenho esquemático da mesma e respectiva legenda.
Não é necessário fazer um relato detalhado de todos os passos seguidos. No entanto será importante fazer um resumo do procedimento experimental, onde se selecionam apenas os passos fundamentais. Se os passos essenciais forem devidamente justificados então estaremos a fundamentar a técnica utilizada.
Devem referir-se as alterações/adaptações ao protocolo.

4- RESULTADOS
A apresentação dos resultados deve constituir uma compilação do conjunto de dado-resultados/resultados/observações obtidos durante a realização experimental. Sempre que possível, devem ser apresentados em tabelas, quadros, esquemas ou gráficos.
Muitas vezes a apresentação dos resultados resume-se à caracterização das amostras obtidas e/ou às observações efetuadas durante a realização do trabalho.
A análise dos resultados não deverá ter um caráter interpretativo, deverá limitar-se a destacar os resultados considerados mais evidentes ou dar-lhes uma forma mais compreensível, geralmente através do seu tratamento matemático, estatístico ou gráfico. Nestes casos, deve apresentar-se apenas um exemplo claro e bem explicado de cada cálculo efetuado.
As medições efetuadas e os resultados de cálculos devem apresentar-se sempre com as respectivas unidades e com o número de algarismos significativos correção ou com as incertezas respectivas.


5- CONCLUSÃO E CRÍTICA DOS RESULTADOS

Será necessário realçar os principais resultados e comentá-los de um ponto de vista crítico, traduzindo a opinião do autor sobre o seu interesse e qualidade. Isso implica avaliar se estes são aceitáveis tendo em consideração os objetivos iniciais do trabalho e aquilo que estava previsto ou estipulado, o que, por vezes, envolve uma comparação entre os dados obtidos experimentalmente e a informação bibliográfica. No final desta avaliação deve apresentar-se, claramente, a resposta ao problema enunciado na introdução.
Os fenômenos ou resultados imprevistos devem ser aqui referidos e, sempre que possíveis interpretados. Devem apontar-se as possíveis causas de afastamento dos resultados em relação ao que era esperado (erros/incertezas experimentais? de que tipo? de que grandeza? Quais os mais importantes? Haverá deficiências do método utilizado?). Quando o objetivos do trabalho for utilizar uma determinada técnica experimental, deverão ser indicadas as dificuldades sentidas e limitações identificadas.
Podem ser apresentadas recomendações a tomar em função dos resultados obtidos, sugestões para investigações posteriores ou ainda, alterações ao procedimento seguido ou à técnica utilizada.