domingo, 20 de maio de 2012


ALUNA: LEILANY CAMPOS BARRETO



 “A ESCOLA PÚBLICA COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA”

De acordo com o texto: “O papel da escola e as relações sociais” responda as seguintes questões:

o   De que modo, a escola pública se configura como espaço de construção da cidadania?
A escola é o espaço onde ocorrem as contradições aos processos sociais inerentes a coletividade em geral, nesse sentido, este espaço social deve promover o diálogo, que leve ao respeito às diferenças e garanta a liberdade de expressão e a vivência de processos mais humanizadoras de convivência entre as pessoas.

o   Nesse sentido, qual é o papel da proposta pedagógica?
Nesse sentido, a escola que se encontra inserida num contexto social atual, volta-se para a participação como proposta dinâmica, pode ser percebida como uma das instituições sociais mais importantes num estado democrático e, deve, tanto em sua proposta pedagógica como também nas ações práticas do cotidiano escolar oferecer um amplo espaço para a participação de todos os agentes envolvidos no ato educacional.

o   Como deve ser desenvolvido o processo de aprendizagem?
Sabemos que este processo, no entanto, necessita ser discutido e construído no coletivo, sendo que ele não se efetiva somente pelas vias da normatização legal, mas é resultante, sobretudo, da concepção de gestão e de participação que de fato os atores sociais envolvidos na educação, querem concretamente constituir. Pois logo, pensar nas políticas de gestão democrática para o ensino público implica numa tentativa de compreensão da escola e de seus processos, bem como a buscar a articulação do espaço escolar com as relações mais amplas do contexto social.

o   Que tipo de relações deve ser estabelecido entre professor e aluno?
Em todas as instâncias, ocorreu uma profunda mobilização do setor público, das instituições educacionais e dos agentes escolares envolvidos diretamente no processo: professores, funcionários, alunos e pais, que organizados, reivindicam maior abertura para a participação nas decisões e nas políticas de gestão escolar. Essa relação é pautada nas expectativas que cada indivíduo tem o respeito um do outro pelas intenções, motivações e interesses que lhe atribui.


REFERENCIA:  

GORETI, Maria L. Silva de. et. al. O Papel da Escola e as Relações Sociais. Ciências Naturais. Ed. Universitária UFPB. João Pessoa. Ed. Universitária UFPB, 2012. p. 169-174.

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