sexta-feira, 25 de novembro de 2011

OFICINA PEDAGOGICA - 8º ANO FUNDAMENTAL


UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA UFPB VIRTUAL
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB
PÓLO DE APOIO PRESENCIAL DE POMBAL “JARIO VIEIRA FEITOSA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS NATURAIS
MODALIDADE À DISTÂNCIA

DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
PROFESSORA: ARISDÉLIA FONSECA FEITOSA
ALUNA: LEILANY CAMPOS BARRETO
MATRICULA: 91011111



OFICINA PEDAGOGICA - 8º ANO FUNDAMENTAL


UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE EDUCAÇÃO
CURSO DE LIC. CIÊNCIAS NATURAIS (A DISTÂNCIA)
DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
OFICINA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS


TEMA
Sistema Digestivo

EQUIPE RESPONSÁVEL
Ana Gilda Ferreira de Almeida
(Profª. Ensino Fundamental)

Leilany Campos Barreto
(Alun@ estagiári@


PÓLO POMBAL - PB
SET/2011

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE EDUCAÇÃO
CURSO DE LIC. CIÊNCIAS NATURAIS (A DISTÂNCIA)
DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
OFICINA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS



TEMA
Sistema Digestivo

IDENTIFICAÇÃO

1. INSTITUCIÇÃO EDUCACIONAL:
Escola Estadual do ensino Fundamental “João da Mata”

2. DISCIPLINA: Ciências

3. SÉRIE: 8º Ano     TURNO: Manhã

4. PROFESSOR@ RESPONSÁVEL: Ana Gilda Ferreira de Almeida
5. ALUN@ COLABORADOR@: Leilany Campos Barreto

6. CARGA HORÁRIA: 90 mim

7. REALIZAÇÃO EM: 19/10/2011

INFORMAÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS

8. ÁREA DE CONHECIMENTO: Ciências Naturais

9. ÁREA TEMÁTICA: Ciências

10. TEMA: Sistema Digestivo
11. CONTEÚDO TRABALHADO: Sistema Digestivo - Anatomia dos Órgãos

12. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Mostrar partes do sistema digestores, além da anatomia dos órgãos que o constitui, as funções de certas estruturas e as ações de determinadas enzimas;
·         Motivar a participação dos alunos nas aulas práticas de Ciências;
·         Possibilitar uma aprendizagem significativa vivenciada, unindo a teoria à prática;
·         Construir conhecimentos e desenvolver a capacidades dos discentes durante e depois da realização da atividade prática;

13. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
·      Em dupla por micro;
·      Levar os alunos para o laboratório de informática;
·      Auxiliá-los a entrar no site;
·      Pedir que assistam ao vídeo;
·      Solicitar que façam desenhos em papel sul fite;
·      Estabelecer uma discussão sobre o que foi aprendido e o que não foi compreendido.

14. FORMAS DE AVALIAÇÃO: 
·         A avaliação deverá ser feita de forma contínua, observando o desempenho e a participação nas atividades propostas fora e em sala de aula;
·         Avaliação podem ser comunicações de pesquisas;
·         Participação em debate;

15. RECURSOS MATERIAIS E HUMANOS NECESSÁRIOS:
·         Computador, caderno, lápis, caneta, borracha e folha sul fite.


16. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Projeto Araribá: ciências/obra coletiva, concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna; editor responsável José Luiz Carvalho da Cruz- 1. Ed. 8º Ano - São Paulo: Moderna 2006 Ciências (ensino fundamental) CRUZ, José Luiz Carvalho da. Atlas Visuais - CORPO HUMANO. Tradução Dr. José Guilherme Chauí Berlinck. São Paulo, Ática, 1997.

DETALHAMENTO DA OFICINA PEDAGÓGICA



TEMA:
Sistema Digestivo

TEXTO-BASE:
(COMPOSIÇÃO TEÓRICA)

1. Informações sobre o ensino de ciências no contexto contemporâneo;
2. A necessidade de inovações pedagógicas para o processo de aprendizagem; 
3. Importância de contextualizar e realizar atividades práticas para trabalhar conteúdos de ciências;
4. Tema explorado
4.1 Atividades pedagógicas envolvendo o tema.


Texto Base


O ensino de ciências no Brasil sofreu a influencia e transformações dos modelos educacionais adotados ao longo dos últimos anos, o que possibilitaram aos educadores a construção de um rico acervo teórico cujos conhecimentos permitiram reconhecer os equívocos e o impasse da educação cientifica, bem como apontar saídas para uma educação escolar efetivamente relevante do ponto de vista cientifico e socialmente comprometido com os problemas da sociedade contemporânea (BARRETO, 2003).
Sabemos que muito se fala sobre a necessidade de melhorar a qualidade da educação no Brasil e são varias as estratégias como: investir na formação dos docentes, aumentarem o tempo de permanência na escola, melhorar a infra-estrutura e equipar os estabelecimentos de ensino. Com isso sabemos que podemos melhorar o ensino nas escolas. Como sugere Linhares (1991), não há dúvidas de que, se por um lado, os problemas educacionais brasileiros necessitam de soluções que transcendem as mudanças na aplicação de conhecimentos técnico-pedagógicos e requerem intervenções em nível político, social, econômico e cultural, por outro, existe a necessidade de pensarmos nossas ações cotidianas de ensino no contexto político, social, econômico e cultural em que nos encontramos.
Cabe aos educadores, refletir constantemente sobre a atuação e rever criticamente e constantemente as formas de ensinar, refletindo sobre os preconceitos e serem capazes de, sem negar que uma mudança social se faz necessária, tentar introduzir atividades práticas/inovadoras que possam fazer alguma diferença dentro da sala de aula.
Para o ensino de Ciências Naturais, os PCN propõem conhecimentos em função de sua importância social, de seu significado para os alunos e de sua relevância cientifico - tecnológica (BRASIL, 1998).
As necessidades de inovações segundo Paul Freire (1998), consiste em tornar o ensino eficiente e mais próximo dos interesses do estudante, desenvolvendo-lhe as habilidades mentais.
No entanto, as políticas educacionais deveriam refletir sobre todos os aspectos que vão desde a estrutura física da escola até os indivíduos a que busca atender, não perpassando sobre os conteúdos, currículos e metodologias a serem desenvolvidas. É nesse sentido que inovar vai além de propostas curriculares perpassa, a nosso ver, pela reforma de práticas sociais.
A prova disso é percebida nos currículos que são contemplados pelos PCNs e buscam se ocupar de temas transversais que levam em consideração as dificuldades diárias enfrentadas pelos alunos na escola da atualidade (FERRIRA & NEVES, 2001, p.04).
Inovar dentro da escola é um tema complexo, que não busca resultados financeiros e sim desempenho dos alunos envolvidos.
A criatividade do professor é colocada a prova, porém, existe a necessidade de uma situação que provoque essa prática inovadora dentro do próprio ambiente institucional, uma vez que se o professor atinge e/ou supera os resultados, espera-se que não haja necessidade de mudanças, porém uma solução criativa torna-se imprescindível quando o desempenho encontra-se insatisfatório.
Portanto este trabalho tem como objetivo apresentar uma oficina pedagógica para alunos do ensino fundamental, descrevendo suas definições, formação, mudanças, métodos, entre outros. Permitindo assim que os alunos tenham contato direto com os fenômenos, manipulando os materiais e observando toda a estratégia da aula apresentados sobre o estudo da Célula.
A criatividade é um recurso valioso de que dispomos e que necessita ser mais cultivado, especialmente neste momento da história, em que a mudança e a incerteza parecem fazer parte inevitável de nossa vida. Esta é uma época caracterizada por aceleradas transformações tecnológicas, integração regional e mundial da produção e comercialização, universalização das comunicações, rápidas mudanças políticas e culturais etc.
Nessa atividade faremos o uso de dois vídeos; no primeiro deles vemos os órgãos de uma forma muito próxima da real, alguns dos órgãos que compõem o sistema digestório do corpo humano.
O vídeo mostra a estruturas internas do estômago (as vilosidades) de uma forma que não é mostrada nos livros didáticos do ensino fundamental, além de estruturas como os esfíncteres que geralmente não são ensinadas aos alunos no ensino fundamental.
Apesar da relativa dificuldade em acompanhar o vídeo e a tradução simultânea, o site traz um diferencial que é o texto escrito e falado em inglês o que permite trabalhar o tema de uma forma multidisciplinar.
O site possui ainda outros recursos como pausa do vídeo ou então o recurso "voz clara" onde é possível repetir quantas vezes forem necessárias cada trecho do filme.
No segundo vídeo os alunos se deparam com imagens reais associadas a animações de computador, nesse caso é visto o percurso do alimento no sistema digestório, e a ação das enzimas em cada órgão do sistema ora degradando proteínas no estomago, ora gorduras no intestino delgado, ora os carboidratos na boca.
A montagem será o seguinte: Na primeira parte da primeira aula introduzir o tema aos alunos;
Na segunda metade mostrar-lhes os vídeos;
Na primeira metade da segunda aula, pedir que façam os desenhos seguindo os vídeos e outros materiais que foram usados na introdução ao tema.
Na segunda parte da segunda aula, (com a mediação do professor) pedir que exponham seus trabalhos para os outros ao mesmo tempo realizando discussões sobre o que foi bem compreendido e o que não ficou bem claro. Após a montagem introduziremos o assunto aos alunos usando de recursos como livros, revistas artigos de jornais. Na Segunda aula mostrar o vídeo aos alunos e em seguida pedir que façam uma resenha critica.
O tema explorado na oficina pedagógica será trabalhado de forma interdisciplinar, procurando incorporar o assunto em diversas situações de pesquisa e atividades que envolvam criatividade e participação dos alunos.
As atividades pedagógicas envolvidas durante a realização dessa oficina pedagógica foi feita através de pesquisas, incluindo debates e discussões sobre o sistema digestório, organizadas em sala de aula, através de uma metodologia bem dinâmica com todos os recursos necessários para inovar o ensino de Ciências.




"O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir. Cria situações-problemas”. (Jean Piaget)





REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:


ALENCAR, Eunice Lima Soriano de.  Desenvolvendo a criatividade nas organizações – o desafio da inovação. RAE Executiva, São Paulo, v. 35, n. 6, p. 6-11, nov-dez. 1995

Projeto Araribá: ciências/obra coletiva, concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna; editor responsável José Luiz Carvalho da Cruz- 1. Ed. 8º Ano - São Paulo: Moderna 2006 Ciências (ensino fundamental) CRUZ, José Luiz Carvalho da. Atlas Visuais - CORPO HUMANO. Tradução Dr. José Guilherme Chauí Berlinck. São Paulo, Ática, 1997.

Projeto pedagógico Dinâmico <www.projetospedagogicosdinamicos.kit.net> Acesso em 17/10/2011

Vídeos:
1º - <http://www.youtube.com/watch?v=Ii1BqYbtqpU> Acesso em 15/10/2011.

2º- <http://br.yappr.com/welcome/Video.action?videoGuid=F665C444-46EB-4788-BFD8-DD67702DC3B4No> Acesso em 15/10/2011

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