sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Vírus ser vivo ou não?


Há muitos debates na comunidade cientifica sobre se os vírus devem se considerados seres vivos ou não, e os debates apresentam diferentes percepções sobre o que vem a ser vida. Os vírus medem mais que 30 milionésimo de mm. Causa gripe, sarampo, paralisia, varíola, AIDS e etc. Não se alimenta nem respira, Mem produz coisa alguma, mas é capaz de multiplica-se, ou seja, eles não têm qualquer atividade metabólica quando esta fora da célula hospedeira. Eles não podem captar nutrientes, utilizar energia ou realizar qualquer atividade Biosintética. É obvia que eles se produzem, mas diferentemente das células, que crescem, duplicam seu conteúdo para dividem-se em duas células filhas, os vírus são completamente diferentes: Eles invadem células, o que causa a separação dos componentes da partícula viral; esses por sua vez interagem com o aparato metabólico da célula hospedeira, subvertendo o metabolismo celular para a produção de mais vírus.
Os vírus possuem alguns desses critérios: são parte de uma família continua, reproduzem-se e evoluem em resposta ao ambiente, através de variabilidade e seleção, como qualquer ser vive. Porem não tem metabolismo próprio, por isso deveriam ser consideradas “partículas infecciosas”, ao invés de seres vivos propriamente ditos. Muitos cientistas não concordam com essa perspectiva, os vírus são capazes de reproduzi-se, são seres vivos; eles dependem do maquinário metabólico da célula hospedeira, mas ate ai todos os seres vivos dependem de interação com outros seres vivos. Outros ainda levam em consideração a presença de vírus em todos os reinos do mundo natural, sua origem é tão antiga como a própria vida, e importante na historia natural de todos os outros organismos, etc. Muitos não os consideram seres vivos por não terem núcleo organizado, porém isso hoje não é mais aceito pela Biologia, sendo tratados num geral como seres vivos, pois existem outros meios de organização interno que também são encontrados em outros seres vivos.
Conforme foi mencionado, diferentes conceitos a respeito do que vem a ser vida ficam ditos vários conceitos. Definir vida tem sido sempre um grande desafio e um grande problema para a ciência, e já que qualquer conceito provavelmente será preciso ou arbitraria dificultando assim uma definição exata a respeito dos vírus.
Palavra-chave: vírus, conceito de vida


Fonte(s):

<http://eveh.tripod.com/virus.html> Acesso em 26/08/2010
<pt.shvoong.com › Ciência> Acesso em 27/08/2010 
<pt.wikipedia.org/wiki/Vírus> Acesso em 27/08/2010 



Nenhum comentário:

Postar um comentário