sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Oficinas pedagógicas e o ensino de Ciências Naturais

Oficina sobre: vetores

 Objetivo geral

v   Proporcionar ao aluno a oportunidade de desenvolver atitudes de cooperação e respeito ao outro na realização de atividades que visa à interação nos grupos em que convive e atua. Como também, promover a compreensão dos educando sobre fundamentos científico-tecnológicos e nos processos produtivos de ensino-aprendizagem.

Contudo

v    Deslocamento de vetores
  
Objetivos específicos

v   Incentivar o ensino e pesquisa na produção e difusão do conhecimento em ensino de Física para um melhor aprendizado;

v   Desenvolver o processo de aprendizagem em Física no nível de ensino fundamental.

v   Construir conhecimentos e desenvolver a capacidades dos discentes durante e depois da realização da atividade prática;

v   Despertar o aluno sobre a necessidade de desenvolver atividades práticas;           

 
v   Conscientizar os alunos sobre a importância de estudar vetores.

Procedimentos

v  Confeccionar com os alunos uma maquete sobre deslocamento de vetores;

v  Confeccionar a partir de folhas de cartolina e E.V.A., cola e lápis poroso, uma maquete representando um cruzamento de ruas, tal que você, situado em O, pode realizar os deslocamentos indicados pelos vetores d1, d2, d3, e d4.

v  Após o momento da confecção da maquete, os alunos irão diferenciar estes vetores segundo suas características como: Se os vetores acima supracitados têm a mesma direção, mesmo módulo, e sentidos opostos, módulos diferentes, direções e sentidos diferentes.

Avaliação

v  Avaliar o educando através da participação, interesse e criatividade nos trabalhos realizados.
  

Referências Bibliográficas

THADEU, Edson Bichara, Ciências Naturais III: Aula I. I - Vetores Escalares e Cinemáticos da Partícula. Vol. 3. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, pp. 447-454.

Nenhum comentário:

Postar um comentário