sexta-feira, 23 de setembro de 2011

O Óleo de Lorenzo (Lorenzo's Oil) - EUA 1992


Esse filme é baseado em um historia real de dedicação, amor e fé de uma família que vivia normalmente. Até que um dia seu filho único Lorenzo com oito anos de idade começou a ter comportamentos agressivos na escola. Seus pais receberam varais queixas do comportamento do menino, resolveram levar o garoto ao medico e receberam o diagnostico de uma rara doença incurável, a Adrenoleucodistrofia (ALD). Eles não se conformaram e começaram a estudar intensamente dias e noites.
O garoto Lorenzo começou a desenvolver os primeiros sintomas da doença que o deixou surdo, mudo e cego, paralitico e incapaz de se alimentar, que com certeza seria a morte certa dentro de dois anos. A ALD ( acumulo de ácidos graxos saturados de cadeia longa que atinge principalmente as células do celebro, destruindo a bainha de mielina). 
Seus pais sem acreditarem e inconformados com a notícia da doença de Lorenzo, resolveram estudar a doença para tentar entender, pois seu filho estava morrendo aos poucos. Começou uma verdadeira luta ao perceber que os médicos e pesquisadores não reconhecem os dados encontrados pelos pais de Lorenzo, por não terem a formação acadêmica. Seus pais passaram dias e noites estudando e pesquisando e perceberam que mesmo obedecendo a dieta que os médicos passaram para o garoto, ele piorava a cada dia. Diante desses acontecimentos eles continuavam lutando e persistentes e descobriram um óleo que misturava dois ácidos graxos insaturados, oléico e erúcico.
Os médicos e os pesquisadores não acreditavam, porque diziam que era toxico para humanos. Os pais de Lorenzo tiveram grandes dificuldades de encontrar alguém que quisesse produzir esse óleo, mas diante de muita batalha conseguiram e usaram em Lorenzo no qual apresentou diminuição dos efeitos. Lorenzo não ficou curado, mas a doença não progrediu no seu organismo.
O filme termina com varias entrevista de rapazes que estavam livres de sintomas e alegou ter sido salvo por beber óleo de Lorenzo. Mas Mouser disse que os meninos, alguns dos quais se mantiveram bem, não poderia ter sido destinado a ter a forma grave da doença.



  • Um filme emocionante que nos leva a grandes reflexões de vida e valores pessoais, eu particularmente fiquei amei é belíssima a coragem desses pais para salvar seu filho, vale apena conhecer essa historia, pois é uma lição de vida, respeito e superação de limites em busca de uma nova vida.
  • Os conflitos com os médicos são excelentes, onde os pais lutam pela vida do filho e os médicos lutam não pela vida humana, mas sim pelo sucesso da ciência, fazendo milhões de testes e esquecendo que se trata de um ser humano. Perdendo noite e dias lendo livros, os pais vão encontrando pequenas soluções. Tanto que todos que cuidam do garoto vão sendo mandado embora em poucos dias de acompanhamento, mas será que Lorenzo quer realmente passa a vida esperando esse milagre?
  • O filme tem cenas chocantes, marcantes, por fim, fortes. Tem momentos belíssimos, comente seus erros em alguns momentos, mas não tem como não se envolver com essa magnífica historia de amor.
  • Mais que uma simples lição de vida, é uma lição de amor, carinho e afeto. Nada na vida é tão difícil quanto parece mesmo parecendo impossível qualquer salvação vale batalhar até o fim. Muitas crianças já foram salvas por causa do óleo de Lorenzo, uma mistura simples, que salva pessoas. O óleo de Lorenzo é mais que um filme é um aprendizado. Vale apena todos assistirem.
  • O óleo de Lorenza é uma combinação dos ácidos oléica e erúcico encontrado em óleo de cozinha.
  • Adrenoleucodistrofia e adrenomieloneuropatia duas desordens genéticas raras que causam um acúmulo grande de certos produtos químicos chamados de ácidos graxos de cadeia muito longa. O óleo de Lorenzo pode ajudar a prevenir alguns esse acúmulo. O acumulo desses ácidos é pensado para causar muitos problemas graves em todo o celebro e o corpo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário