sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Modelo de Resenha Critica

CHAVES, Dr. Jorge Cordeiro, Ciências Naturais: Aula III. I; Sistema Endócrino. Vol. 3. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, pp. 447-454.


O autor do texto “Sistema Endócrino” Jorge Chaves Cordeiro é Professor de Ciências Naturais do curso de Graduação em Ciências Naturais (Licenciatura a Distância) da Universidade Federal da Paraíba.
O presente texto foi editado pela editora Universitária/UFPB João Pessoa 2009, fazendo parte do livro Ciências Naturais volume 3. Possui 566 páginas.


                                                                       Dr. Jorge Chaves cordeiro

O Sistema Endócrino é composto pelo conjunto de glândulas uni e pluricelulares, que apresentam como atividade características a produção de secreções chamadas de hormônios,
que pecorre na corrente sanguinea e irão atuar em outra parte do organismo, com função de controlar ou auxiliar o controle  de sua função. Os hormônios influenciam praticamente sobre todas as funções dos demais sistemas corporais.
Segundo Jorge Chaves Cordeiro os principais órgãos que constituem o sistema endócrino são: a   hipófise, o hipotálamo, a tiroide, adrenais ou supra-renais, o pâncreas, as gônadas (os ovários e os testículos) e o tecido adiposo.
No entanto, o hipófise situa-se na base do encéfalo, em uma cavidade do osso esfenóide chamada tela túrcica. Alguns hormônios, produzidos pela hipófise são denominados trópicos
(ou tróficos) atuam sobre outras glândulas endócrinas.
hipotálamo é localizado no cérebro, acima da hipófise  é conhecido por exercer controle sobre ela ( hipófise) por meios de conexões neurais e substâncias semelhantes a homônios
Chamados fatores desencadeados.
A glândula tireóide está situada na boca do pescoço, abaixo do pomo de Adão.
E tem função de produzir, armazenar e liberar homônios tireoideanos na corrente sanguinea.
Nas adenais ou supra-renais, as glandulas secretam os hormonios aldosterona, o glicocorticóide cortisol, catecolaminas e os sexsuais ou androgênicos. Estes tipos de homônios agem em vários órgãos e participam de todo o metabolismo do corpo.
O pâncreas é uma glândula do sistema digestivo e endócrino (dos animais vertebrados). Ele é tanto exócrito ( secretando suco pancreático que contém enzimas digestivas) quanto endócrino (produzindo muitos hormonios, como a insulina, glucagon e somatostatina).
Os ovários, são orgãos onde são produzidos os gametas femininos , tanto nos animais como nas plantas. Possuem uma região medular rica em vasos  e a cortical, onde localizam os folículos.
Os testículos é conhecido como a gônada sexual masculina dos animais sexuados produzindo as células de fecudação chamadas de espermatozóides, (gametas masculinos). Nos mamíferos ocorre aos pares e são protegidos fora do corpo por uma bolsa chamada escroto. Nos seres humanos , os testículos são suspensos pelos cordões espermáticos formados por vasos sangúineos e linfáticos, nervosos, músculo cremaster, epidídimo e canal deferente.

O sistema endócrino é importante e fundamental na regulação e na produção de alguns homônios ou outros produtos que auxiliam na manutenção do bom funcionamento do organismo.
 Concordo que o texto é de grande relevância e de fundamental importância para aquisição de conhecimentos e aprimoramento do desenvolvimento profissional e acadêmico. E tem como propósito sugerir, ao leitor, reflexões acerca do desenvolvimento do Ensino de Ciências, razões pelas quais considero valiosa sua leitura.
Portanto, o autor do texto “O Sistema Endócrino” relata  de forma suscinta e detalhada o quanto o sistema endócrino é importante nos principais órgãos produtores de homônios do homem, descrevendo detalhadamente suas definições e funções. O referido texto possui uma rica contribuição quanto a abordagem sobre constituição dos órgão do sistema endócrino, uma vez que se pode ter uma visão ampla, diante do conteúdo explorado e  de como estão distribuídos os fatos científicos em relação ao texto. É no entanto, uma obra destinada aos estudantes universitarios principalmente os da area de Ciencias Naturais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário