sábado, 24 de setembro de 2011

Elaboração de Referências Bibliográficas e Citações

1. Elaborar Referencia:
a)      Trabalhos acadêmicos em sua totalidade (refere-se ao uso de monografias, dissertações, teses, TCC);

SILVA, L. S. Métodos de Qualidade Aplicada a Gestão do Clima Organizacional. 2005. 54 f. Projeto a Vez do Norte (Pós Graduação “Lacto Sensu”) – Universidade Candido Mendes, Rio de Janeiro, 2010. [Prfº. Vilson Sergio de Carvalho e Prfº. Arnaldo Aquino]. Disponível em: <aurélio.pro.br> Acesso em: 28 de ago. 2010.

b)      Artigos de revistas (periódico);
            ANGOS. B, Halley na Real. Capricho, São Paulo. P. 28-29, 20 jun.2010.
c)      Trabalho publicado em eventos (congresso, encontro, etc.);

JOSÉ. M.G.T. Encontro Internacional de Estudantes de Educação Física In: Congresso Internacional de Educação Física, 26°. 2010, Foz do Iguaçu-PR. Anais... Paraná: FIEP, 1986. p.1. Disponível em: < http://www.congressofiep.com >. Acesso em: 30 de ago. 2010.

d)      Documento jurídico (Refere-se a documentos que tratam da legislação, a exemplo da constituição, emendas constitucionais, resoluções, jurisprudência e doutrina, portarias, medidas provisórias, entre outras);

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. 5ª ed. São Paulo: Saraiva, 1995. 210p. Disponível em: < http://www.mp.rs.gov.br >. Acesso em: 30 de ago. 2010.


e)      Capítulo de livro;
errada
AZEVEDO, A. VII. In: ALUÍZIO AZEVEDO. O Cortiço. São Paulo: Editora Àtica, 1996. p. 62-74.
Correta
AZEVEDO, A. O Cortiço. In: AZEVEDO, A. São Paulo: Ed. Ática, 1996, p. 62 – 74.
f)       Livro em sua totalidade;


AZEVEDO, A. O Cortiço. 29ª ed. São Paulo: Editora Ática, 1996. 207p.


g)      Documento eletrônico (site da web).

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA: COMISSÃO PERMANENTE DO CONCURSO VESTIBULAR.  Edital n° 040 / 2010 Processo Seletivo Seriado – 2011. Disponível em: < http://www.coperve.ufpb.br/pss2011/Editais/Edital40_2010.pdf >. Acesso em: 30 de ago. 2010.


2. Transcreva do seu módulo trechos onde contenham um exemplo de citação direta, citação indireta e citação de citação, explicando, de acordo com o que você aprendeu no texto de Andressa Xavier, o porquê de sua resposta

ü  Citação direta
Exemplo: Uma das mudanças possíveis é a substituição de aulas expositivas por aulas que estimulem o raciocínio, a discussão e que desenvolva a participação dos alunos por intermédio da comunicação oral, escrita e visual (KARASILCHIK, 2008, p. 58).

ü  Citação indireta
Krasilchik (2008, p. 58) constata que: os professores não usam o recurso do questionamento em classe porque temem que, de alguma forma, sua autoridade seja abalada e haja perda de segurança e do poder assegurado pelas aulas expositivas.

ü  Citação de citação

Exemplo 1
Ponce (1982), citado por Silva (1994), declara que instrução, no sentido moderno do termo, quase não existia entre os espartanos.

Exemplo 2                


As aulas práticas propiciam momentos de ensino-aprendizagem que favorecem à interação entre todos os envolvidos na ação. São momentos importantes para ambos as partes envolvidas na construção do conhecimento.
Podemos afirmar um pouco com as palavras de Paulo Freire (2008):
                                              

                                                  A prática docente critica implicamente do pensar certo,                        envolve o movimento dinâmico, dialético, entre o fazer e o pensar e sobre o fazer. (...) Por isso é que, na formação permanente dos professores, o momento fundamental é o da reflexão critica sobre a prática. (Freire, 2008, p. 38).


       O meu aprendizado foi ótimo, adorei estudar essas normas, se não foi suficiente para ficar perfeito, valeu o que eu aprendi. Esse texto de Alessandra Xavier passa dicas ótimas de exemplos de referencias, afinal todos nós temos que saber um pouco desse assunto que são elementos de identificação e normas apresentadas no final de uma obra. Sabemos que devemos obedecer a normas e padrões exigidos na forma de apresentações dos elementos e citações.


Acesse o link: <http://www.leffa.pro.br/textos/abnt.htm> Acesso em 20/09/2011


Nenhum comentário:

Postar um comentário